terça-feira, 8 de março de 2011

Sriman Mahaprabhor astakam


“Sri Svarupa-caritamrtam”

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura



svarupa! bhavato bhavatv ayam iti-snigdhaya
giraiva raghunatham utpulaki-gatram ullasayan
rahasy upadisan nija-pranaya-gudha-mudram svayam
virajatu ciraya me hrdi sa gauracandrah prabhuh (1)

“He Svarupa! Este Raghunatha permanecerá sob seus cuidados.” Com estas palavras doces vindo de Sua face sorridente, Srimam Mahaprabhu tornou Raghunatha dasa tão feliz que os pelos de seu corpo ficaram arrepiados e, num local solitário, Ele pessoalmente instruiu Raghunatha dasa sobre os aspectos confidenciais de Seu próprio amor. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração para sempre.

svarupa! mama hrd-vranam bata! viveda rupah katham
lilekha yad ayam patha tvam api tala-patre ‘ksaram
iti pranaya-vellitam vidadad asu rupantaram
virajatu ciraya me hrdi sa gauracandrar prabhuh (2)

“He Svarupa! Como pôde Rupa ter compreendido Meu coração? Você também deveria ler este verso que ele escreveu numa folha de palmeira.” Desta forma, Mahaprabhu costumava algumas vezes exibir Seu grande prema e, outras vezes, Ele o mantinha velado. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração para sempre.

svarupa! parakiya-sat-pravara-vastu-nasecchatam
dadhajjana iha tvaya paricito na vetiksayan
sanatanam uditiya vasmita-mukham maha-vismitam
virajatu ciraya me hrdi sa gauracandrah prabhuh (3)

“He Svarupa! Há alguém presente aqui que deseja destruir o estágio devocional mais elevado e perfeito de parakiya-bhava. Você é capaz de reconhecê-lo?” Dessa forma bem humorada, Mahaprahbu na frente de todos indicou Sri Sanatana que ficou muito surpreso. Este primeiramente riu e depois abaixou sua face envergonhado. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração.

svarupa! harinama yaj jagad aghosayam tenna kim
na vacayitum apy athasakam imam sivanandajam
iti svapada-lehanaih sisum acikarat yah kavim
virajatyu ciraya me hrdi sa gauracandrah prabhuh (4)

“He Svarupa! Eu fiz todos os residentes deste mundo cantar harinama, mas qual minha realização se no final não posso fazer este jovem filho de Sivananda cantar harinama?” Ao dizer isto, Mahaprabhu fez com que a criança sugasse um de Seus dedos do pé e, desse modo, transformou-o no maior dos poetas. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração.

svarupa! rasa-ritir ambuja-drsam vraje bhanyatam
ghana-pranaya-manaja sruti-yugam mamotkanthate
rama yad iha manini tad api lokayeti bruvan
virajatu ciraya me hrdi sa gauracandrah prabhuh (5)

“He Svarupa! Descreva as características da rasa da afeição condensada que surge do mana das vraja-gopis de olhos de lótus. Meus ouvidos estão ansiosos por escutar isto. Veja! Porque Laksmidevi era incapaz de obter tal amor elevado, ela ficou indignada!” Desse modo, Mahaprabhu revelou Seus sentimentos mais internos a Svarupa Damodara Gosvami. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração

svarupa! rasa-mandiram bhavasi man-mudam aspadam
tvam atra purusottame vraja-bhuviva me vartase
iti sva-parirambhanaih pulakinam vyadhat tam ca yo
virajatyu ciraya me hrdi sa gauracandrah prabhuh (6)

“He Svarupa! Você é o mais querido por Mim, e você é um templo de rasa! Por estar residindo aqui, este Purusottama-ksetra aparece para Mim como Vrndavana.” Ao dizer isto, Mahaprabhu abraçou Svarupa Damodara ao redor do pescoço com muita afeição, fazendo com que os pêlos do corpo de Svarupa Damodara se arrepiassem devido ao êxtase. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração.

svarupa! kim apiksitam kva vibho! nisi svapnatah
prabho! kathaya kinnu tan-nava-yuva varambhodharah
vyadhat kim ayam iksyate kim u na hity agat tam dasam
virajatyu ciraya me hrdi sa gauracandrah prabhuh (7)

“He Svarupa! O que foi isto que Eu vi?”
“Prabhu,quando Você viu tal coisa?”
“Num sonho na noite passada.”
“Prabhu como se parecia?”
“Era um jovem cuja tez lembrava aquela de uma nuvem de monção recém formada.”
“O que Ele estava fazendo? É possível vê-lO agora?”
“Não, sou incapaz de vê-lO agora”. Ao dizer isto, Mahaprabhu ficava tomado pelo pesar e entrava num estado emocional sem precedentes. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração.

svarupa! mama netrayoh purata eva krsno hasann
apaiti na kara-graham vata! dadati ha! kim sakhe!
iti skhalati dhavati svasiti ghurnate yah sada
virajatyu ciraya me hrdi sa gauracandrah prabhuh (8)

“He Svarupa! Krsna permaneceu diante de Mim sorrindo, mas então Ele correu e não me deixou alcançá-lO. Ai de Mim, o que farei agora?” Ao dizer isto, Mahaprabhu repetidamente caía ao chão, corria para todos os lados, respirava rápido e algumas vezes rodopiava. Possa este Mahaprabhu Sri Gauracandra estar sempre presente dentro do meu coração.

svarupa-caritamrtam kila mahaprabhor astakam
rahasyatamam adbhutam pathati yah krti praty aham
svarupa parivaratam nayati tam saci-nandano
ghana-pranaya-madhurim sva-padayoh samasvadayan (9)

“Sri Saci-nandana Mahaprabhu fará com que aqueles que recitam este maravilhoso e confidencial Sriman Mahaprabhor-astaka, denominado Svarupa-Caritamrta, saboreiem a doçura de Seu prema intenso. Ele os aceitará como associados eternos de Svarupa Damodara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click here to see full calendar (in progress)