terça-feira, 8 de março de 2011

Sri Gadadharastakam



by
Sri Svarupa Damodara GosvamiSri Gadadharastakam

sva-bhaktiyoga-lasinam sada vraje viharinam
hari-priya-ganagragam saci-suta-priyesvaram
sa-radha-krsna-sevana-prakasakam mahasayam
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Esta personalidade que caminha eternamente em Vraja enquanto realiza Seu serviço devocional amoroso (Sri Radha) é a principal dentre as amadas donzelas de Sri Hari. Gadadhara Prabhu, que é não diferente de Sri Radha, aparece como o mais elevado dentre os associados queridos do filho de mãe Saci e revela o processo do serviço a Sri Sri Radha e Krsna. Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

navojjvaladi-bhavana-vidhana-karma-paragam
vicitra-gaura-bhakti-sindhu-rasabhanga-lasinam
su-raga-marga-darsakam vrajadi-vasa-dayakam
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Ele é completamente versado no processo de manifestar as concepções e humores de ujjvala-madhura sempre fresca e de outras rasas. Ele está totalmente absorto em brincar nas ondas de rasa do oceano de devoção amorosa extremamente variada a Sri Gaura Hari. Ele é aquele que revela o caminho mais elevado de raga-bhakti e concede residência nas moradas sagradas de Sri Hari, principalmente em Vraja. Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

sacisutanghri-sara-bhakta-vrnda-vandya-gauravan
gaura-bhava-citta-padma-madhya-krsna-suvallabham
mukunda-gaura-rupinam sva-bhava-dharma-dayakam
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Ele é venerado e adorado por uma multidão de bhaktas que se abrigaram exclusivamente aos pés de lótus de Sri Sacisuta. Sri Krsna, que está esplendidamente situado dentro do coração saturado de bhava de Sri Gaura Hari, é o mais amado de Sri Gadadhara Pandita, sendo sua própria vida. Sri Gadadhara Prabhu deu a Mukunda (que estava na Sua forma dourada como Sri Gaura Hari) a natureza dos sentimentos e humores de seu próprio coração, em outras palavras, a devoção amorosa de Sri Radha por Sri Krsna. Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

nikuñja-savanadika-prakasanaika-karanam
sada sakhi-rati-pradam maha-rasa-svarupakam
sadasritanghri-pankajam sariri-sad-gurum varam
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Seu único propósito é manifestar a natureza do seva (a Sri Sri Yugala-Kisora) no interior do nikuñja. Ele sempre concede rati pelos sentimentos e serviços das sakhis de Srimati Radhika. Ele é a forma original da mais elevada madhurarasa. Como o melhor dentre os sad-gurus, ele está sempre dando a proteção aos seus pés de lótus para aqueles que se abrigam nele. Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

mahaprabhor maha-rasa-prakasanankuram priyam
sada maha-rasankura-prakasanadi-vasanam
mahaprabhor vrajanganadi-bhava-moda-karakam
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Ele é querido por Sri Mahaprabhu por ter se tornado o broto que floresceu (na árvore) de maha-rasa – a mais elevada madhura-rasa. Ao mesmo tempo, ele sempre quer ajudar a nutrir o broto de maha-rasa (no coração de Sri Caitanya Mahaprabhu) e, assim, ele dá prazer a Ele por Lhe ajudar a saborear os bhavas das Vraja-gopis. Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

dvijendra-vrnda-vandya-pada-yugma-bhakti-vardhakam
nijesu radhikatmata-vapuh-prakasanagraham
asesa-bhakti-sastra-siksayojjvalamrta-pradam
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Ele promove bhakti aos pés de lótus de Sri Gaura Hari, que são sempre adorados por inúmeros brahmanas exaltados. Para aqueles que lhe são íntimos (seus associados pessoais), ele está ansioso por revelar sua própria forma como não-diferente de Srimati Radhika. Ele concede o néctar imortal de ujjvala-rasa através de suas instruções que são extraídas dos infinitos bhakti-sastras. Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

muda nija-priyadika-sva-pada-padma-sidhubhir
maharasarnavamrta-pradesta-gaura-bhaktidam
sadasta-sattvikanvitam nijesta-bhakti-dayakam
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Ele alegremente derrama sobre seus associados a ambrosia de seus pés de lótus juntamente com o néctar que emana do grande oceano de madhura-rasa e de seus próprios queridos gaura-bhaktas. Ele está sempre ornamentado com os astasattvika-vikaras e ele concede devoção a seu istadeva (Sri Gopinatha). Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

yadiya-riti-raga-rangabhanga-digdha-manaso
naro ‘pi yati turnam eva naryabhava-bhajanam
tam ujjvalakta-cittam etu citta-matta-satpado
bhajamy aham gadadharam supanditam gurum prabhum

Aquele que mergulha nas ondas das Suas práticas de raga-bhakti , rapidamente alcança a qualificação para os sentimentos das donzelas de Vraja, cujas mentes são como abelhas intoxicadas. Desta forma, a mente de tal se pessoa torna também saturada de ujjvala-rasa. Adoro este magnânimo e exaltado Pandita e Guru, Sri Gadadhara Pandita.

maharasamrta-pradam sada gadadharastakam
pathet tu yah subhaktito vrajangana-ganotsavam
saci-tanuja-pada-padma-bhakti-ratna-yogyatan
labheta radhika-gadadharanghri-padma-sevaya

Estes oito versos em glorificação a Sri Gadadhara concedem o néctar desta grande madhura-rasa, que é o festival saboreado pelas inúmeras Vraja-gopis. Assim, aquele que regularmente recitar estes versos com devoção pura obtém os pés de lótus de Sri Gadadhara, que é a própria Srimati Radhika. Através deste serviço, pode-se atingir a elegibilidade para a jóia de bhakti pelos pés de lótus do filho de Saci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click here to see full calendar (in progress)