terça-feira, 20 de março de 2012

Ó gurudeva

Om ajnana timirandhasya jnananjana salakaya
Caksur-unmilitam yena tasmai sri-guruve namah

Ó gurudev, você é tão misericordioso! Ofereço-lhe meu humilde pranama e oro do fundo do meu coração para que, com a luz do conhecimento divino, você abra meus olhos,
que estão cegos pela escuridão da ignorância.

Pranama mantra de Srila Gurudev, Narayana Maharaj
nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane
sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine

Pranama mantra de Srila Gurudev, Swami Prabhupada
nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhaktivedanta-swamin iti namine

namaste sarasvate deve gaura-vani-pracarine
nirvisesa-sunyavadi-pacatya-desa-tarine



terça-feira, 13 de março de 2012

Sri Radha

Jay Jay Sri Radhe!!!


Radha-pada bina kabhu krsna nahi mile

Radhara dasira krsna sarava-bede bole (5)

Sem tomar abrigo nos pés de lótus de Radha, tal pessoa não pode nunca se encontrar com Krsna. As escrituras Védicas declaram que Krsna é a propriedade das servinhas de Sri Radha.

*****************************************************************************

Radhika diz: “Oh Krsna! Você é Meu coração e Minha alma! E vida após vida Você será Minha alma. Eu estou completamente amarrada aos Seus pés de lótus com a corda do amor. Eu ofereci tudo aos Seus pés de lótus, com certeza Eu sou Sua serva! Eu já entendi profundamente em Meu coração, que exceto Você, ninguém mais pertence a Mim. Eu me rendo aos Seus pés de lótus, Krsna, porque eles são muito refrescantes! Não me abandone! Não me abandone! Você pode considerar o que for melhor, mas Eu considero Você como sendo o meu ultimo destino. Se por um minuto eu não te vir, com certeza, eu abandonarei Minha vida... Nesse mundo, quem vai chamar pelo nome: “Radha! Radha! Radha!”? Aonde eu iria sem Você, Krsna?”.

Krsna é como uma pedra de toque. Eu fiz uma guirlanda com essa pedra e a uso em meu pescoço. E por isso, eu não ficaria na frente daqueles que não falam de Srimati Radhika.

***********************************************************************

As Glórias de Srimati Radhika



(Sri Radha-Krsna Yugala, o Casal Divino, com as principais gopis).



Londres, 17 de Agosto de 2009

[Na supremamente auspiciosa ocasião de Sri Radhastami, sobre as infinitas glórias de Srimati Radhika.]

Srimati Radhika é a personificação da Bem-aventurança. Radha: ‘Ra’ significa anuraga (apego profundo) e ‘dha’, Aquele que corre na direção de Srimati Radhika, ou seja, é Krsna!

Sendo assim, Krsna corre atrás Dela com muita anuraga! Por isso Seu nome é RADHA.

Certa vez, Krsna estava sozinho em Goloka Vrindavana, e pensou “Eu quero desfrutar de muitas rasas, mas como farei isso?” Assim, Yogamaya, pelo desejo de Krsna, fez todos os arranjos. A mão direita de Krsna começou a tremer, e Baladeva se manifestou, também Gopisvara Mahadeva.

E quando Sua mão esquerda tremeu, Srimati Radhika, uma bela e jovem menina, apareceu.

Alguns acaryas também dizem que Vishaka se chama anuraga. Esse radha-tattva é muito confidencial, por que Ela é a corporificação do Amor.

A palavra Amor é muito confidencial. São raros os devotos que sabem o significado de amor, Priti. Essa palavra está reservada apenas para Goloka Vrndavana. Se nos conectarmos com Krsna, nunca mais ficaremos sem Amor.

Quando há prema, a pessoa não consegue tolerar separação de sua ista-deva (deidade adorável) !!! Isso é mostrado no Gopi-gita: Quando Krsna saiu da dança da rasa, as gopis recitaram muitos slokas na beira do Yamuna (jayatite adhikam janmana vraja…)

Elas dizem, “Ó Krsna, nos dê seu darshana agora! Ó Krsna, proteja todos os brajabasis de todas as calamidades! Do veneno de Kaliya! Proteja a nós todos! Proteja-nos de Agasura, Indra (que queria destruir a todos, mas como Você levantou Govardhana, nos salvou).


As gopis abriram seus corações e pediram darshana (visão direta) de Krsna!

Krsna disse: “Se vocês sentem mesmo separação de mim, como podem estar vivas ainda?”


(Quando Krsna falou isso, ele estava falando de tattva-darshana, conclusão das escrituras)


As gopis responderam (tava katamrtam tapta jivanam…): “Sua nama, rupa , guna e lila são poderosos!Seu katha (nama, rupa, guna lila, tudo) é como néctar doce! Aquele que bebe tal néctar, nunca morre! Talvez sinta dor, mas não morrerá.”



Como assim alguém pode sentir dor? É que externamente prema, amor divino, causa dor, mas por dentro, o que se sente é somente Ananda, bem-aventurança.

Prema é como beber veneno e néctar misturados; você não morre ao beber.

Ontem citei um verso do Ramayana que diz: “O seu nome é como um porteiro. Se você o disser, o ar vital jamais escapará! Todos os seus doces passatempos são como uma porta. A meditação em seus pés de lótus são como ‘bater na porta’. Então como é possível que o ar vital vá embora

deste corpo?”


Srimati Radhika diz: “Eu nunca contabilizo meu sofrimento (duka). Sempre penso em como fazer Você feliz! Mesmo que eu sinta dor, meu objetivo é fazer Você feliz!”

O significado de prema é Sacrifício. Significa sacrificar tudo para o prazer da ista-deva, Govinda.

Radha-tattva significa ” a personificação do Amor”. (prema-svarupa)

Radhika sempre dá syama-rasa, ou seja, srngara-rasa para o prazer de Krsna. É o humor conjugal. E dentro do humor conjugal, há parakiya-bhava, humor de amantes. É o sentimento mais elevado.

O amor entre esposo e esposa também é chamado de humor conjugal, mas o mais elevado é parakiya (jaya jaya ujjvala rasa sarva rasa sara, parakiya bhava jaha brajete pracara)

É muito difícil entender isso, pois estamos no mundo material e iludidos por maya. Se eu falar mais, a concepção material virá.

Ujjvala nilamani, Lalita-madhava, todos esses livros falam sobre esse prema mais elevado. Mahaprabhu distribuiu esse prema em todos os lugares livremente!

Krsna é como uma árvore dos desejos e nesta árvore há uma lata (trepadeira) e nesta trepadeira estão as amigas de Radhika (algumas são flores, outras folhas, e outras pássaros). Sem elas, a trepadeira não seria bela. Para o prazer de Krsna, Radha manifestou todas elas. As gopis (Lalita, Visaka, Rupa, Rati) não são diferentes de Radhika!

Radhika expandiu Sua própria forma! Elas correspondem a cada bhava (humor, sentimento) de Radhika: Lalita devi é o humor lalita de Radhika. Todos os tipos de qualidades de Radhika também estão presentes no coração de Lalita Devi.

Vishaka significa um humor especial de Radhika. O dia do aparecimento de Vishaka e o de Radha é o mesmo. Vishaka se chama Anuradha.

Rupa manjari é a própria forma de Radha manifestada na krsna-lila. Rati manjari é o apego de Radha por Krishna.

Todas as sakis não são diferentes de Radha. Radhika entendeu que sem muitas consortes, Krsna não seria feliz; para Seu prazer, Radha manifestou todas as amigas.

Radha pode satisfazer Krsna sozinha, mas com todas elas, Krsna fica muito feliz. As gopis juntas formam um festival para Krsna. Uma pessoa pode fazer muitas preparações em casa e comer sozinha, mas isso não é um festival! Um festival precisa de várias pessoas pra acontecer!Cada um deve ter diferentes humores. Assim também, nossos acaryas explicam que é um festival de bhava entre Krsna e as gopis (rasa-utsava).

No festival da rasa todas as gopis dançam, mas cada uma tem um sentimento (bhava); o grupo de Radha tem várias divisões. Candravali também tem seu grupo, assim como Syamala.


Há vários grupos de gopis. O coração de todas está saturado de felicidade!

RADHA NACHE KRSNA NACHE NACHE GOPI GAN MAN MERE SAKHI VAN GAIRE PAVANA VRINDAVAN

Radha é aquela que desfruta rasa e distribui para todos. A rasa de Mahaprabhu se chama nama-sankirtan-rasa.

Mahaprabhu é Krsna, então sem rasa Krsna não fica feliz! É por isso que Mahaprabhu dança com Svarupa Damodara e todos os seus associados.

Mas em Goloka Vrindavana, Krsna faz a dança da rasa com as gopis.

Krsna diz a Arjuna: “Tenho muitos tipos de lilas, mas o mais elevado é chamada RASA-LILA.”

Sem Srimati Radhika, não há rasa-lila. Quando as gopis estavam dançando com Krsna, elas O estavam beijando e abraçando, e por isso se encheram de orgulho. Por causa de Yogamaya, uma gopi não podia ver a outra, que também estava com Krsna. Cada gopi pensava: “Krsna está somente comigo!” Assim, saubaghya (orgulho) surgiu nelas. No meio da dança, Radhika notou: “Ó Krsna é um grande enganador! Ele sempre diz que eu sou seu coração e alma!”

Krsna diz que jamais poderia compensar o amor de Radha, porque Ela deixou tudo por Ele. Uma mulher casta nunca deixa sua castidade, mesmo que deixe seu próprio corpo, contudo, Radhika e as gopis deixaram tudo para o prazer de Krsna.

O que é castidade? Gurudeva contou a história sobre Atri rsi e sua esposa Anushua. Certa vez Narada rsi foi até Vaikuntha Dham e Laksmi Devi estava sozinha. Ele foi até ela e perguntou: “Laksmi, você sabe quem é a mulher mais casta?” Laksmi disse: “Sou eu! Quem poderia ser comparada com minha castidade?” Narada rsi disse: “No mundo material existe uma senhora chamada Anushua, esposa de Atri Rsi. Você não pode se comparar a ela!”

Então muita dor veio ao coração de Laksmi. Uma mulher não pode tolerar a superioridade de outra. Laksmi pensou “Como é possível que ela seja mais elevada que eu?” Muita inveja surgiu no coração de Laksmi, pois essa é a natureza das mulheres.

Mas não pensem que Laksmi Devi tem inveja. Isso aconteceu nessa lila, por causa de Yogamaya. A inveja existe somente aqui neste mundo material.

Então Laksmi disse: “Ei Narayana! Vá ao mundo material e quebre a castidade de Anushua!” Narayana respondeu: “Sim, eu vou tentar!”

Nessa hora Narada rsi foi ate Kaylasa, e disse tudo isso também a Parvati, e esposa de Shiva, que também sentiu dor e inveja no coração, e pediu que Shiva fosse até lá e quebrasse a castidade de Anushua! Narada rsi foi até Brahma Loka e disse à esposa de Brahma, Brahmani , tudo isso tambem!


Através de Yogamaya, Brahma, Vishnu e Shiva foram até lá!

Atri rsi estava meditando, e os três manifestaram a forma de belíssimos brahmacaris, com belos cabelos encaracolados, faces maravilhosas, muito efulgentes! Quando Anushua viu os três, imediatamente quis dar uma doação de boas frutas. Mas os 3 disseram que ela teria que dar a doação sem roupas. Anushua pensou : “Tudo bem,vocês não são brahmacaris comuns!”


Então ela foi para a parte de trás da casa falar com seu marido Atri rsi. Desta forma, Anushua explicou que 3 brahmacaris com muita efulgência (brahama-jyoti) estavam na porta, e pediram que ela desse daksina sem roupas. Ela disse ao marido: “Como eu poderia quebrar minha castidade?”

Então Atri rsi realizou através da meditação quem havia vindo! Ele disse: “Ah, Brahma, Vishnu e Shiva vieram na forma de brahmacaris!”

Mas ele não contou para Anushua o que havia visto na meditação.


Ele disse a esposa: “Não se preocupe. Eu dou permissão pra você fazer isso.” Mas Anushua teve uma idéia. Ela pegou um pouco de água jogou nos 3 brahmacaris e os transformou em três pequenos bebês. Quando eles se transformaram em belíssimas crianças, ela os serviu de frutas.

Mas Shivani, Brahmani e Laksmi ficaram muito preocupadas pois os 3 tinham virado bebês! Elas perguntaram a Narada rsi: “Como pegaremos nossos maridos de volta?” Depois de ouvir as explicações, as três Senhoras Transcendentais foram até a casa de Anushua como três belas brahmacarinis, e pediram os 3 bebês como doação!

Então Anushua cantou os mantras novamente e Brahma, Vishnu e Shiva voltaram ao normal.

Vemos que Anushua é muito casta, mas ninguém pode ser comparada com as gopis, especialmente SRIMATI RADHIKA.



JAY SRIMATI RADHIKA KI JAY!

Click here to see full calendar (in progress)